Ídolos 2011 – a partir do dia 05 de abril, Ídolos volta à grade de programação da Rede Record em sua quarta temporada. A novidade deste ano é que a faixa de idade para participar do programa passa a ser entre 15 a 30 anos. Na edição anterior, era de 16 a 28 anos. O objetivo é contemplar ainda mais o público que gosta e quer participar do reality e, ao mesmo tempo, apostar nos jovens talentos do cenário musical brasileiro. “Tivemos uma grata surpresa com os adolescentes de 15 anos, eles são muito talentosos e enriquecem muito o programa”, afirmou o diretor geral do programa Wanderley Villa Nova.
Uma das grandes surpresas são os jurados estreantes Rick Bonadio e Luiza Possi. Ao lado do já consagrado Marco Camargo, este trio será implacável na hora de escolher os mais talentosos, dar conselhos e, claro, rir daqueles participantes divertidos, que só estão a fim de alguns minutos de fama.
A fase de audições da nova temporada, já gravada, teve recorde de inscritos: 49 mil candidatos. No ano passado, foram cerca de 43 mil participantes. A caravana do reality show passou pelo Rio de Janeiro, onde teve 15 mil inscritos; Uberlândia (MG), com 7 mil candidatos, e Florianópolis (SC), com cerca de 5 mil.
A maior audição aconteceu em São Paulo e reuniu 22 mil talentos, um recorde em relação à edição passada, que teve 20 mil. Os jurados Marco Camargo, Luiza Possi e Rick Bonadio viajaram com toda a equipe, avaliando os candidatos de cada região.
Pela primeira vez, além das audições oficiais, a produção do programa viajou para outras quatro capitais do Norte e Nordeste em busca de talentos: Belém (PA), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Os candidatos selecionados tiveram ainda a oportunidade de serem ouvidos pelos jurados em São Paulo.
Essa etapa do reality show funciona como uma grande peneira para selecionar um novo ídolo da música. Depois, os selecionados encaram outras fases do programa, consideradas mais rigorosas, como o Teatro e os Concertos, momento em que o público começa a votar para manter seu candidato preferido na atração.
Muita adrenalina e emoção na disputa a cada semana, com jurados convidados, atrações musicais, assédio do público e a torcida da plateia e do telespectador. Quem será o novo ídolo do Brasil?
ÍDOLOS é apresentado por Rodrigo Faro, sob direção geral de Wanderley Villa Nova e direção artística de Fernanda Telles.
PERFIS DOS JURADOS
Luiza Possi
A cantora Luiza Possi foi influenciada pela música desde cedo. Recém-nascida, a garota prodígio frequentava os estúdios no colo de sua mãe Zizi. Em pouco tempo, a brincadeira se tornou séria. Em 2002, Zizi a chamou no palco para participar de um show e a partir daí a carreira de Luiza deslachou. Um mês depois ela lançou “Eu Sou Assim”, estreia de sucesso sob a chancela da Indie Records e a benção do produtor Rick Bonadio. No mesmo ano, Luiza foi vencedora do Prêmio Multishow (categoria Revelação) e do Prêmio da Academia Brasileira de Letras (Revelação). Em 2004 ela trouxe ao público um novo disco, “Pro Mundo Levar”. Nele, vários artistas assinam as composições, com destaque para “Bali Hi”, de Luiza em parceria com Nelson Júnior.
Antes de seu terceiro trabalho, “Escuta” (2006), Luiza mergulhou fundo em estudos e leituras sobre a música brasileira. Retomou as aulas de canto lírico, dedicou-se ao piano e pesquisou as raízes da música do Brasil. Luiza explora sua veia de compositora em “Beijos e Velas” e “Desenganos”, em parceria com Nelson Jr.Com apenas 23 anos, Luiza gravou o CD/DVD “A Vida é Mesmo Agora” no Teatro Municipal de Niterói. O projeto contou com a participação especial de Hebert Vianna e reúne canções dos três trabalhos anteriores. Há também versões de hits “No Voy a Ser Yo”, de Jorge Drexler e Kevin Johansen, feita especialmente por Paulinho Moska.
Em 2009, os fãs são brindados com “Bons Ventos Sempre Chegam”, álbum produzido por Max Viana, que traz seis músicas de autoria da própria artista, cinco em parceria de Dudu Falcão, e uma inédita só dela. Além de uma música especial feita por Paulinho Moska, há também “Ao Meu Redor”, composição de Samuel Rosa (Skank) com Chico Amaral, regravações de Lula Queiroga e Godofredo Guedes.
Marco Camargo
Marco Camargo não tem papas na língua, doa a quem doer. Na bancada de Ídolos, ficou conhecido como o jurado incisivo e direto nos comentários sobre o repertório, timbre, voz, apresentação e presença de palco dos participantes. Ele participou como jurado em todas as edições de Ídolos na Record.
Atualmente, Marco está à frente da direção musical da emissora e da gravadora e produtora Captain Music. Desde maio deste ano, apresenta o programa Entrevista Record Música, em que bate papo com diversas personalidades do cenário musical. Já passaram pelo estúdio nomes como Alejandro Sanz, Jair Rodrigues, Daniel e o tenor Jose Carreras. Ainda em 2010, lançou o livro “Descubra o ídolo que existe em você”. Marco também realiza palestras motivacionais direcionadas ao ambiente corporativo.
Atua na indústria fonográfica desde a adolescência como compositor e produtor musical. Já trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional – e uma das grandes parcerias foi com o rei Roberto Carlos – assinando a produção do CD que vendeu mais de 1 milhão de cópias, ganhando o tão almejado disco de Diamante. O jurado ainda recebeu dois prêmios Grammy, na categoria de ‘Melhor Produtor’, e é membro votante da Academia Grammy e do “The Latin Recording Academy”, o Grammy Latino. Marco ainda detém recorde sul-americano de vendagens de discos – com a marca de 3,5 milhões de CDs – de um único álbum.
Rick Bonadio
O jurado Rick Bonadio é produtor, compositor, músico e empresário musical. Entre os trabalhos de maior relevância está a descoberta de grandes nomes da música e a produção de artistas como: Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr., Tihuana, CPM22, Ultraje a Rigor, Planta & Raiz, Luiza Possi, Rouge, Broz, IRA, NX Zero, Fresno, Titãs, e outros. Se somarmos todos os CDs e DVDs vendidos por estas bandas, ultrapassa-se a marca de 11 milhões de cópias.
Além disso, Rick foi diretor geral da Virgin Records Brasil no período de janeiro de 1997 até abril de 2001, sendo responsável pelas áreas: Artística, Marketing Nacional e Internacional, em que dirigiu o desenvolvimento, no Brasil, de artistas como: Backstreet Boys, Spice Girls, Britney Spears, Manu Chao, Lenny Kravitz, The Rolling Stones. Ao sair da Virgin, criou o selo Arsenal Music e a empresa Arsenal Eventos, vendeu o selo para a Universal Music e hoje dirige seu novo selo o Midas Music (distribuído pela Universal Music) e a empresa de Shows Arsenal Eventos.
Entre os trabalhos dos últimos anos estão a produção do IRA “Acústico MTV”, Charlie Brown Jr (“Tamo aí na atividade” – que lhe rendeu o Grammy Latino, “Imunidade Musical” e “Pontes indestrutíveis, hit da banda), “Cidade Cinza” do CPM22, e o projeto “AO VIVO MTV CPM22” (premiado como melhor DVD do ano de 2006 pelo Multishow). Suas mais recentes produções são os CDs e DVD da banda revelação de 2007 e uma das maiores bandas de rock de hoje, o NX Zero, o CD da banda “Fresno” artistas que são empresariados também pela Arsenal eventos. Os novos CD de músicas inéditas dos Titãs “Sacos Plásticos” e o novo CD do Charlie Brown JR “Camisa 10 joga bola até na chuva” albúm premiado com o Grammy Latino de melhor Rock Brasileiro de 2010 e o Projeto Paralelo do NX Zero são as produções recentes.
ÍDOLOS NA WEB
Além do programa na tela da Record, o telespectador poderá acompanhar 24h por dia, através do site do ÍDOLOS no Portal R7, o que acontece nos bastidores do reality show, as curiosidades das gravações, vídeos exclusivos, relacionamento com mídias sociais e comunidades de fãs, além de atrações produzidas especialmente para o internauta que acompanha o programa pela web.
O programa Ídolos na Web será apresentado por Maria Alice e Felipe Vita. Confira abaixo os perfis de cada um.
Maria Alice
Maria Alice da Silva, 24 anos, nasceu em Bauru, São Paulo. Hoje, mora na cidade de Ibiporã, Paraná. Sua carreira à frente das câmeras começou cedo. Aos 15 anos, apresentou-se no Programa Raul Gil, na TV Record. Maria Alice é graduada em design industrial além de técnica em estilismo e moda. Em 2010, tornou-se conhecida no Brasil inteiro após ficar entre os “top 10” do programa Ídolos 2010, exibido pela TV Record. Depois de disputar com 63 candidatos, Maria Alice foi escolhida a apresentadora do Programa Ídolos na Web.
Felipe Milani Vita
Felipe Vita, 23 anos, nasceu em São Paulo e se formou em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Praticamente um nativo de internet, iniciou a carreira profissional trabalhando em portal de conteúdo online. Em 2009, foi para a TV Record como estagiário do programa “Aprendiz Universitário 6”, onde também participou da produção do Ídolos 2009 e conheceu toda a estrutura por trás das câmeras. Em 2010, após nova passagem pelo mercado de internet, voltou à TV Record, agora como produtor do Portal R7, na editoria de Vídeos. Depois de passar por uma seleção e disputar com 63 candidatos, Felipe foi escolhido o apresentador do Programa Ídolos na Web.