Meses de preparação e os estudos muitas vezes parecem “pouco” diante da proximidade da “temporada” de vestibulares, que se intensifica nos últimos meses do ano. Segundo a orientadora educacional Mariana Kannebley Tavares, do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, o ‘Consa’ (www.consa.com.br), a necessidade de optar por uma carreira ou avaliar a escolha já feita, somada às expectativas dos familiares, estão entre as maiores preocupações dos vestibulandos. Eles precisam estar seguros de suas habilidades pessoais para passar com tranquilidade pelos exames.
“O vestibular exerce forte pressão sobre os futuros universitários, porque representa o ingresso no Ensino Superior e o início da formação acadêmica e profissional”, explica Mariana. “Ansiedade, insegurança e dúvidas são sentimentos comuns nessa etapa, mas podem ser superados quando o estudante tem consciência de que ‘está fazendo a sua parte’, ao se preparar com empenho para os exames, e de que é capaz de ‘encarar’ esse desafio”, acrescenta.
A seguir, a orientadora educacional destaca algumas dicas para que os vestibulandos aproveitem melhor a fase final de estudos e exames:
• A segurança nas provas é resultado de uma preparação adequada, conforme o conteúdo solicitado nos vestibulares;
• Os estudantes do Ensino Médio podem avaliar seu grau de conhecimento realizando ‘simulados’;
• É importante cultivar momentos de reflexão e aprofundamento, para facilitar a escolha profissional;
• Assistir palestras com profissionais de variadas carreiras e fazer visitas a Universidades e Faculdades também são boas iniciativas;
• Os vestibulandos podem ainda estudar o mercado de trabalho e ações voltadas para o desenvolvimento do currículo e escolha da carreira;
• Participar de encontros de orientação profissional organizados pelas instituições de ensino, sobretudo os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
O Consa dedica atenção especial aos seus estudantes que estão nessa fase. Por isso, oferece todo o apoio necessário aos vestibulandos, por meio de iniciativas como visitas a universidades e faculdades; realização de palestras com pais e ex-estudantes do Colégio que já atuam no mercado e um currículo sempre atualizado de acordo com as tendências dos atuais exames de acesso ao Ensino Superior; entre outras. A aprendizagem deve ser dialógica, interdisciplinar, globalizada, humanista e permanentemente atualizada. “Esse tipo de formação, oferecida pelo Consa, dá ao estudante embasamento e preparo para enfrentar qualquer situação da vida”, conclui Mariana.
Preferências
Segundo levantamentos internos, a maior parte dos estudantes do Consa segue para carreiras de humanas e biológicas: Medicina, Direito e Comunicação ainda são as mais procuradas. Quanto às instituições, as preferências envolvem: ESPM; Cásper Líbero; PUC; Mackenzie; FAAP; GV; IBMEC; Trevisan; FEI e Mauá, numa ordem decrescente aproximada. Entre as universidades públicas, as preferidas são USP; UNIFESP; UNESP e UNICAMP.
Sobre o ‘Consa’
O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, o Consa, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Fundado em 1937, no bairro de Moema, pela união dos moradores da região com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, passou a ser dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Ingolstadt em 1947. Em 2007, o Consa inaugurou a Escola Parque, um ambiente próprio para os estudantes da Educação Infantil, que conta com salas para atividades especializadas, como música, brinquedos, biblioteca e informática; além de quadra coberta, playground integrado às árvores e uma réplica da ponte dos jardins de Monet.