A previsão para o mês de março é que o fenômeno La Ninã tenha uma atuação comum as suas características padrões, causando a falta de precipitações, diferente do que vem acontecendo desde o mês de dezembro. De acordo com Celso Oliveira, meteorologista da SOMAR, para o próximo mês destaca-se a baixa intensidade de chuva no Rio Grande do Sul.
A previsão da SOMAR Meteorologia ressalta para duas chuvas, mesmo assim, sem grandes acumulados. Mesmo com um mês mais seco que o normal, não há previsão de ausência total de chuva no Sul. Segundo Celso, as precipitações continuarão ocorrendo, porém, de forma mais isolada e mais espaçada. Este padrão deverá ser registrado até pelo menos o fim do outono.
Outro destaque da Somar fica por conta da volta das chuvas fortes às Regiões Norte e Nordeste, além dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Diversas localidades, que não registravam chuva desde janeiro, voltaram a ter precipitações ontem e a tendência é de que estas chuvas prossigam nas próximas semanas.
Segundo dados da SOMAR, o La Ninã não encerrar sua atuação durante o inverno, porém, perderá sua intensidade. Ainda sim, os meteorologistas da SOMAR reforçam que é preciso analisar as condições do tempo na primavera para saber os reflexos disso no verão do ano que vem.