De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a massa de ar polar que ganhou força no início da semana começa a enfraquecer a partir de agora e aos poucos a sensação de frio diminui. Nos próximos dias, porém, vai predominar grande amplitude térmica, já que as noites de céu aberto fazem a temperatura cair durante a madrugada e os dias ensolarados ajudam na elevação dos termômetros à tarde, provocando então grandes diferenças entre mínimas e máximas.
Durante o fim de semana a temperatura continua em elevação e as tardes serão bem mais agradáveis no Sul e no Sudeste. Segundo a meteorologista Cássia Beu, outra massa de ar polar avança para o Brasil na segunda-feira e derruba as temperaturas novamente, mas desta vez, o frio vai ficar aprisionado sobre os Estados da Região Sul, já que a massa de ar polar não consegue avançar.
De 23 a 27 de maio, o frio será intenso no Rio Grande do Sul com mínimas em torno de 6°C em grande parte do Estado. Neste período, por causa do tempo fechado e úmido em São Paulo, ocorre declínio da temperatura máxima, mas não há previsão de frio extremo na madrugada.
Para a Região Centro-Oeste a previsão é de elevação da temperatura até o fim do mês. Já no Norte e Nordeste, o calor está garantido desde já, com máxima acima dos 30°C durante as tardes.