Os meteorologistas da SOMAR alertam para a previsão de intensos temporais e risco de transtornos entre Santa Catarina e o Paraná nos próximos dias. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, uma frente fria estaciona entre os dois estados e provoca elevadíssimo acumulado de chuva até o fim desta semana. “O volume de chuva vai passar facilmente dos 150mm, aumentando o risco de inundações e deslizamentos de encosta no Vale do Itajaí e sudoeste do Paraná nos próximos dias”, afirma.
No decorrer da semana, chove de forma mais fraca no centro e norte do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e oeste de Mato Grosso. Já na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de Tocantins, centro e sul do Pará, leste de Rondônia e sudeste do Amazonas, o tempo permanece seco e ensolarado.
Temperaturas
Além das chuvas, uma nova massa de ar polar avança pela Região Sul nos próximos dias, sendo responsável por uma semana fria nos três Estados da Região. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a semana será caracterizada por grande oscilação da temperatura, com dias frios alternados com períodos de calor. Já no centro e norte do Brasil, o calor da tarde predomina ao longo de toda a semana.