Os meteorologistas da SOMAR alertam para o risco de temporais entre o Estado de São Paulo e o Mato Grosso do Sul entre hoje amanhã. Segundo Celso Oliveira, a frente fria que avança do Sul do país – e já causa muita chuva por lá – encontra a umidade da Amazônia também nesses dois Estados, além de temperaturas elevadas – condições ideais para ocorrência de raios, chuvas, ventos fortes e queda de granizo, um temporal com características da primavera.
De acordo com Celso, no final desta segunda-feira dia deve ocorrer algumas precipitações no sul dos dois Estados, mas apesar de forte, espera-se chuva com curta duração, algo que diminui o risco de alagamentos intransitáveis. Já na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente, com máxima que excede os 35°C em partes de São Paulo, de Minas Gerais, do norte de Mato Grosso do Sul, todo o Mato Grosso e noroeste de Goiás.
Para amanhã, a previsão indica chuva forte e generalizada em boa parte do Estado de São Paulo, parte do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Segundo a SOMAR, as rajadas alcançam 70km/h, especialmente no litoral sul de São Paulo. Além disso, não se descarta queda de granizo entre os três Estados. Mesmo com a chuva, ainda faz calor de mais de 35°C em boa parte de Minas Gerais e de mais de 32°C no norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
No Centro-Oeste, a frente fria causa chuva no centro e sul do Mato Grosso do Sul, que poderá vir acompanhada por trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo. Além disso, a temperatura máxima entra em declínio no extremo sul do Estado, com máxima que oscila em torno dos 26°C. Já na maior parte da Região, o tempo permanece seco, ensolarado e quente, com máxima de mais de 35°C no norte de Mato Grosso do Sul, todo o Mato Grosso e oeste de Goiás.
Na quarta-feira, a frente fria avança pelo Sudeste, causando chuva mais fraca e acentuado declínio da temperatura máxima no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Já no interior de São Paulo e de Minas Gerais, o dia permanece com tempo seco, ensolarado e quente.
Também chove sobre o sul de Mato Grosso do Sul, porém o risco de temporal diminui em relação à terça-feira. A temperatura máxima permanece mais baixa, oscilando em torno dos 25°C. Já na maior parte da Região Centro-Oeste, a quarta-feira segue com tempo seco, ensolarado e quente, com máxima de mais de 35°C em Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e no centro, oeste e norte de Goiás.