Depois de um fim de semana extremamente chuvoso entre o Paraná e Santa Catarina, um ciclone extratropical ainda causa chuva intensa e ventos fortes sobre boa parte da Região Sul nesta segunda-feira. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, apenas o acumulado de hoje pode ultrapassar toda a média de chuva do mês de agosto em algumas cidades e as rajadas de vento chegam aos 90km/h no centro e sul gaúcho e aos 70km/h e no Estado catarinense.
Além disso, a temperatura permanece baixa e não passa dos 10°C na fronteira com o Uruguai e entre 13°C e 15°C em boa parte de Santa Catarina e do Paraná. No mar, a agitação marítima aumenta gradativamente no decorrer do dia e as ondas chegam aos 3m de altura em algumas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul e aos 2,5m de altura em boa parte da costa de Santa Catarina.
Para amanhã, os meteorologistas mantêm o alerta para vento forte em toda a Região Sul, com rajadas que podem passar dos 100km/h entre o nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste do Paraná, e chegar aos 140km/h nos pontos mais elevados da Serra Geral. A chuva também atinge boa parte da Região Sul, porém deve ser bem mais fraca que a de segunda-feira. Apenas na costa do Rio Grande do Sul, o acumulado ainda será elevado, chegando aos 30mm.
Na Serra Geral, a combinação de baixa temperatura e elevada umidade do ar aumenta a possibilidade de neve nos pontos mais elevados especialmente pela manhã e a partir da noite. A terça-feira deve começar com mínima entre 3°C e 5°C em boa parte dos três Estados. À tarde, a máxima não passa dos 10°C em boa parte da Região. No mar, o ciclone extratropical gera ondas bastante elevadas e ressaca nas praias. Recomenda-se não navegar a bordo de embarcações de pequeno porte. As ondas chegam aos 3m de altura em boa parte da costa do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Na quarta-feira, o destaque vai para a neve, que pode acontecer em toda a Serra Gaúcha e Catarinense ao longo de todo o dia. Entretanto, na maior parte da Região, espera-se tempo seco, com sol entre nuvens. O frio aumenta cada vez mais com mínima entre 0°C e 2°C na maior parte dos três Estados. À tarde, a máxima varia entre 8°C e 13°C em todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina e Paraná. O mar permanece muito agitado até o fim da manhã de quarta-feira, com ondas de quase 2,5m de altura na costa norte do Rio Grande do Sul e com quase 3m de altura no litoral sul de Santa Catarina.
O frio não dá trégua na quinta-feira e esperam-se geadas amplas sobre os três Estados da Região, com exceção do litoral dos três Estados e do norte do Paraná. A mínima deve ser negativa no noroeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e no leste e sul do Paraná. Na sexta-feira, volta a chover entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná. Além disso, o frio aumenta o risco de nova queda de neve nos pontos mais elevados dos três Estados da Região Sul.