A Microsoft Brasil, em parceria com instituições de ensino, governos e empresas de 12 estados, abre inscrições para a 8ª edição do programa de capacitação gratuita para o mercado de tecnologia Students to Business – S2B. O objetivo da iniciativa é auxiliar e formar jovens interessados em seguir carreira na área de TI a conquistar boas oportunidades no mercado. As inscrições vão até 15/3 pelo site: www.programaS2B.com.br
Os alunos serão capacitados em uma das tecnologias Microsoft, nas áreas de Desenvolvimento de Software, Infraestrutura, Banco de Dados (DBAs), Criação de Websites ou CRM (Dynamics), de acordo com a disponibilidade do curso na localidade escolhida. A novidade desta edição que também será ofertada em algumas localidades é a capacitação em Desenvolvimento para computação em nuvem com o Windows Azure, a plataforma da Microsoft para execução de aplicativos e serviços de Cloud Computing.
Desta vez, o Students to Business vai abranger 34 cidades em 12 estados brasileiros – Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os jovens dessas localidades poderão receber 4, 32 ou até 84 horas de treinamento gratuito em três etapas de aulas, num aumento gradativo de complexidade. As aulas acontecem em 37 unidades dos Centros de Inovação mantidos pela Microsoft em várias cidades do país e em instituições parceiras. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o curso será ministrado nas unidades da Consolação, Tatuapé, Itaquera e Centro Universitário Senac.
“Basta ser estudante para participar do Students to Business”, afirma Marinês Gomes, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil. “Para capacitar jovens para uma carreira em Tecnologia da Informação, o programa tem como premissa despertar o interesse e o entusiasmo desses jovens por uma formação profissional que o nosso mercado de trabalho carece”, completa a executiva.
Marinês ressalta que encontrar profissionais capacitados para atuar na área ainda é um desafio para as empresas brasileiras. “Por isso a Microsoft investe em preparar jovens apaixonados por tecnologia para ingressar nesse mercado. Além do S2B, a Microsoft possui diversas iniciativas educacionais no País. Ao todo, elas contemplaram 4,2 milhões de jovens e adultos brasileiros nos últimos 5 anos.” Somente na última onda do S2B, em 2010, foram capacitados 18.059 jovens.
O Students to Business faz parte das iniciativas de Cidadania Corporativa da Microsoft Brasil. Os participantes recebem licenças para download gratuito dos softwares utilizados nos treinamentos para dar continuidade prática do conteúdo aprendido utilizando o computador pessoal. A iniciativa também conta com o apoio de empresas que demandam mão de obra especializada e que oferecem oportunidades de emprego ou estágio ao final da capacitação.
Realizado no Brasil desde 2007, o Students to Business já capacitou mais de 90 mil estudantes para o mercado. “Conseguimos incluir no Students to Business um processo efetivo de geração de empregos. Sempre que finalizamos uma onda de treinamentos, recebemos retorno de diversos estudantes que foram inseridos no mercado” destaca a executiva.
Agenda:
Inscrições para a 8ª onda do Students to Business
Especializações: Infra-estrutura / Desenvolvimento de Software / Desenvolvimento para computação em nuvem / Banco de dados / Criação de Websites / CRM
Período: até 15/03/2011
Inscrições: pelo site www.programaS2B.com.br
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 13 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 114 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.