Nota Fiscal Paulista – um veículo zero quilômetro, mobílias novas e a manutenção do prédio. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caieiras conquistou a série de melhorias por conta do Programa Nota Fiscal Paulista. A entidade iniciou a campanha de arrecadação de notas em outubro de 2009. Neste período, recebeu R$ 52 mil.
Para conseguir esse valor, a entidade contou com o apoio da população e da iniciativa privada de Caieiras. Foram instalados postos de coleta de notas em algumas regiões da cidade. “O restaurante Frango Assado doou notas para gente”, destaca Marli Aparecida Rosa da Silveira Assoni, presidente da APAE.
Marli destaca a importância desse projeto: “A APAE tem muita dificuldade em conseguir doações. Esse dinheiro nos ajudou muito”. O novo carro servirá para facilitar o transporte das mercadorias dos bazares beneficentes promovidos pela entidade. Em breve, a presidente garante que será editada uma revista de prestação de contas, com informações de tudo o que foi feito com o dinheiro da Nota Fiscal Paulista.
O sucesso é tão grande que já existem planos para o destino da verba para o próximo ano. É o projeto Informática Interativa, que facilita o contato das crianças excepcionais com o mundo da computação. Os computadores já foram adquiridos por meio de emenda parlamentar. E a reforma da sala onde ficarão os equipamentos será realizada com recursos da Nota Fiscal Paulista de 2011.
Nota Fiscal Paulistas e as entidades sociais
Iniciada em maio de 2009, a parceira entre a Secretaria Desenvolvimento Social e a Secretaria da Fazenda tem permitido que as entidades paulistas de assistência social e saúde, sem fins lucrativos, obtenham benefícios por meio do Programa Nota Fiscal Paulista.
Para ajudar uma entidade, o consumidor pode doar sua nota fiscal sem o CPF, cadastrá-la pelo sistema da Nota Fiscal Paulista, ou transferir os créditos já gerados para a instituição de sua preferência. A disponibilização dos créditos acontece de seis em seis meses. As entidades também participam dos sorteios, concorrendo com os bilhetes gerados por suas próprias compras e pelas notas doadas.
Da Secretaria de Desenvolvimento Social