Nota Fiscal Paulista – a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo disponibiliza, desde o dia 1º de outubro, o resgate de créditos da Nota Fiscal Paulista referentes às compras realizadas no primeiro semestre deste ano. Quem não tem internet em casa pode procurar um dos 632 postos do Acessa São Paulo para solicitar a transferência de seus créditos Os monitores do Acessa São Paulo estão à disposição para auxiliar os cidadãos em todas as etapas do serviço.
A Nota Fiscal Paulista está entre os serviços eletrônicos mais procurados pelos usuários do Acessa São Paulo em todo o Estado. Segundo dados da última pesquisa Ponline, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, 35% declararam ter utilizado o serviço da Nota Fiscal Paulista em 2010. O percentual é 8% superior ao registrado em 2009.
Para solicitar o resgate, o consumidor deve estar cadastrado no programa da Secretaria da Fazenda. Basta entrar no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, acessar o sistema utilizando o CPF/CNPJ e senha pessoal e solicitar a transferência para uma conta corrente ou poupança da mesma titularidade do usuário. Os créditos ficam disponíveis por cinco anos, a partir da data de liberação.
Os consumidores podem também utilizar os créditos para abater ou quitar o IPVA de 2012. Para solicitar o abatimento no imposto, o usuário deve fazer esta opção pelo site da Nota Fiscal Paulista até a data limite de 31 de outubro. O veículo deve estar registrado em nome do usuário.
Acessa São Paulo
O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 632 postos em funcionamento em 537 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores.