Em 2011, a Fundação Vale expande sua atuação para São Luís (MA) com ações de apoio a gestão pública no campo da educação, iniciando, neste primeiro semestre, 20 novas turmas do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito do Programa Vale Alfabetizar, atendendo até 600 alunos.
O Programa, executado em parceria com a Associação AlfaSol, mantém o atendimento à EJA desde 2008, utilizando a metodologia do Tecendo o Saber, desenvolvida em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM). As aulas, ministradas por professores da rede pública de ensino, são em formato de videoaulas, para abordar, também por meio da teledramaturgia, os conteúdos de 1º a 5º anos do ensino fundamental.
Ao atuar em conjunto com a rede pública de ensino, a Fundação Vale coopera para aprimoramento e desenvolvimento da política pública educacional local com apoio à agenda pública educacional nacional; mobilização de governos e sociedade civil em torno do direito de todos à educação; formação e capacitação de quadros locais para atuação direta e permanente na rede pública; apoio às ações locais preexistentes; identificação do perfil e demanda do município; e melhoria dos indicadores educacionais.