De acordo com os meteorologistas da SOMAR essa nova onda de frio que atinge o Brasil será intensa e persistente, especialmente no Sul do país. Até o dia 10 de julho, esperam-se mínimas negativas e geadas amplas na Região. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o frio também será persistente, porém mais fraco.
A partir da próxima semana, a situação se inverte, com persistência do frio apenas sobre o Rio Grande do Sul. Na maior parte do Brasil, espera-se o retorno do calor fora de época. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a partir do dia 11 de julho o calor se expande e esperam-se máximas de mais de 30°C no interior de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e em boa parte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Para quem já começa a semana programando o final dela, a previsão traz boas notícias, pelo menos para quem ficar na Região Sudeste. A previsão é de com tempo seco e temperatura em elevação em grande parte dos Estados. Depois de uma semana fria no Rio de Janeiro e, especialmente, em São Paulo, a temperatura volta a subir e espera-se um período de calor anormal para época do ano entre os dias 13 e 17 de julho.