A atual onda de frio que toma conta da Região Sul perde força a partir do domingo. Mas, de acordo com os meteorologistas da SOMAR, já existe a previsão de mais duas ondas de frio. A primeira ocorre entre 27 e 28 de julho, atingindo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mínimas entre 2°C e 5°C. Já a segunda onda de frio será mais intensa, acontecendo entre os dias 1º e 5 de agosto, com valores negativos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre 0°C e 6°C no Paraná e entre 3°C e 6°C em partes de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Por outro lado, o calor de mais de 30°C predomina até o fim do mês no oeste de Minas Gerais e em boa parte das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Entretanto, nos primeiros dias de agosto, o calor fica mais restrito ao Norte, Nordeste, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais. “Apesar de mais restrito, vale salientar que a intensidade do calor aumentará em agosto, com máxima de mais de 36°C em Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso”, conta a meteorologista Cássia Beu.