A chegada do Outono marca um período de transição climática. Isso porque, gradativamente haverá uma redução das chuvas e queda de temperatura. Para esta semana, de acordo com a SOMAR Meteorologia, a presença de um frente fria sobre o litoral da Região Sudeste associada com a umidade da Amazônia, concentra as chuvas entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. Essas precipitações mantém uma condição desfavorável para a colheita, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde a incidência de dias chuvosos e redução de brilho solar devem se dar por períodos maiores.
Nas outras regiões, embora a previsão de chuvas, as mesmas devem ser intercaladas com alguns períodos de sol. Sobre as lavouras do Sul do Brasil, para esta semana a previsão é de um período de pouca chuva, o que deve favorecer diretamente a colheita da soja no Paraná. Porém a tendência para a última semana de março e início de abril a presença de frente fria volta a organizar chuvas entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, cujas chuvas nesse período favorecem a lavoura de milho safrinha já implantada.
No norte do Nordeste do Brasil, incluindo o Sertão e o Agreste, a previsão para segunda quinzena de março será de um modo geral de bons volumes de chuvas nas partes norte e oeste da região, incluindo principalmente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e oeste da Bahia. Porém estas precipitações serão de forma muito irregular, ou seja, variam muito de uma região para outra.