Segundo previsão da SOMAR Meteorologia, uma das novidades dessa semana é o retorno da chuva à Região Sul, inclusive no Rio Grande do Sul, já que algumas áreas produtoras de milho do noroeste do Estado estavam há 15 dias sem chuva. O acumulado deve variar entre 15mm e 30mm no norte gaúcho e entre 30mm e 70mm em Santa Catarina e Paraná. Já o oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul recebem um acumulado bem mais baixo, entre 5mm e 15mm, que pouco ajuda no aumento do nível dos reservatórios e umidade do solo.
A previsão para esta semana também é de chuva forte entre São Paulo, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e leste, sul e oeste da Bahia. Espera-se elevado acumulado entre a zona da mata de Minas Gerais e o interior do Rio de Janeiro, inclusive região serrana do Rio.
No Centro-Oeste, a chuva forte concentra-se entre Mato Grosso do Sul, centro e sul de Goiás e centro e oeste de Mato Grosso, enquanto que no Norte, a precipitação fica mais concentrada sobre o oeste e sul da Região. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o Nordeste será a única Região do país a passar por uma semana com tempo mais seco.