Previsão do tempo – de acordo com os meteorologistas da SOMAR, até o próximo domingo (31), o frio da madrugada será mais evidente apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Já a temperatura máxima entra em declínio no Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina, leste e sul do Paraná e sul de São Paulo até o fim de semana.
Nos primeiros 10 dias de agosto, a previsão é de um frio intenso e persistente no Sul e no centro e sul de Mato Grosso do Sul. Esperam-se mínimas negativas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e entre 0°C e 6°C no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Já no oeste, sul e leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais, as tardes frias chamarão mais a atenção.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, o próximo fim de semana ainda será de sol e calor na maior parte do Sudeste. No domingo, espera-se um dia fechado, chuvoso e frio apenas no sul do Estado de São Paulo.
A previsão indica um período prolongado com temperatura baixa em São Paulo. A simulação indica declínio da temperatura a partir do domingo, algo que prosseguirá até o dia 10 de agosto, com frio mais intenso entre os dias 7 e 9 de agosto.
Diferentemente de São Paulo, o Rio de Janeiro passará por um período longo com temperaturas elevadas. Segundo previsão da SOMAR, apenas entre os dias 8 e 10 de agosto, espera-se um período bastante frio na Capital Fluminense.
Calor
Apesar de mais restritas, esperam-se temperaturas extremamente elevadas – as mais elevadas do ano até então – sobre o centro e norte do Brasil. Segundo previsão da SOMAR, os termômetros alcançam entre 36°C e 40°C no noroeste de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.