A previsão climática de consenso para o trimestre julho a setembro de 2011 (JAS/2011) indica maior probabilidade de chuvas nas categorias normal e acima da média (75%) no extremo norte da Região Norte e no leste do Nordeste. Na maior parte da Região Sul, as chuvas têm maior probabilidade de ocorrer nas categorias normal e abaixo da normal climatológica (75%). Nas demais áreas do Brasil, a chuva deve seguir a climatologia, com probabilidades igualmente distribuídas entre as três categorias. A previsão de temperatura indica valores em torno da normal climatológica na maior parte do Brasil, mantendo-se a tendência de incursões de massas de ar frio mais intensas intercaladas por períodos menos frios no centro-sul do Brasil. Ressalta-se que a propagação da Oscilação Madden-Julian (OMJ) ainda pode contribuir para o aumento das chuvas no leste do Nordeste entre o final de junho e início de julho.
Norte: Chuva- variando de normal a acima da normal climatológica no extremo norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Nordeste: Chuva- variando de normal a acima da normal climatológica na faixa que se estende do norte do Rio Grande do Norte ao nordeste da Bahia. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Centro-Oeste: Chuva – em torno da normal climatológica, com destaque para a diminuição climatológica das chuvas ao longo deste trimestre. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Sudeste: Chuva- em torno da normal climatológica, com diminuição climatológica das chuvas ao longo deste trimestre. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Sul: Chuva- em torno da normal climatológica, com diminuição climatológica das chuvas ao longo deste trimestre. Temperatura – em torno da normal climatológica, mantendo-se a grande variabilidade temporal no decorrer deste trimestre.