A previsão climática de consenso para o trimestre março a maio de 2011 (MAM/2011) indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica no centro-norte da Região Norte e variando de normal a acima da normal climatológica no norte da Região Nordeste. Para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão de consenso indica maior probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica, enquanto que, para a Região Sul, as chuvas estão previstas com maior probabilidade na categoria abaixo da normal no setor oeste e acima da normal em toda a faixa litorânea.
A previsão de temperaturas aponta para valores acima da normal climatológica no setor central do Brasil, com tendência a valores próximos à normal climatológica no norte da Região Norte e abaixo da normal no centro-sul da Região Sul.
Dada a influência da oscilação intrassazonal, é importante ressaltar a possibilidade de irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas no decorrer do trimestre MAM/2011.
Norte: Chuva – acima da normal climatológica no centro-norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Nordeste: Chuva – acima da normal climatológica no centro-norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas em torno da normal climatológica. Temperatura – variando entre valores normais e acima da normal climatológica.
Centro-Oeste: Chuva – em torno da normal climatológica, porém com grande variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no decorrer deste trimestre. Temperatura – acima da normal climatológica.
Sudeste: Chuva – em torno normal da climatológica, porém com grande variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no decorrer deste trimestre. Temperatura – acima da normal climatológica.
Sul: Chuva – tendência para a categoria abaixo da normal climatológica no oeste da Região e acima da normal climatológica no extremo leste. Temperatura – abaixo da normal climatológica em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com tendência a valores próximos à normal climatológica no Paraná.