A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em novembro de 2011 e termina em janeiro de 2012 (NDJ/2012) manteve a maior probabilidade (75%) de ocorrência de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica nos setores central e norte da Região Norte.
Acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, a Região Sul continua com maior probabilidade (75%) de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Para a grande área central do Brasil, que inclui as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início, a previsão aponta para o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Condições de excesso de chuva podem ocorrer em áreas isoladas da Região Sudeste e sul da Região Nordeste, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Climatologicamente, as temperaturas ficam mais elevadas durante o trimestre NDJ, quando comparadas às condições de primavera, porém ainda não há previsão de desvios acentuados de temperatura para este próximo verão na maior parte do País.
Previsões dos totais pluviométricos e da temperatura para o período de novembro de 2011 a janeiro de 2012:
Norte: Chuva – acima da normal nos setores central e norte da Região. Nas demais áreas, a previsão indica comportamento climatológico, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Nordeste: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Centro-Oeste: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Sudeste: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
Sul: Chuva – abaixo da normal climatológica no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, a previsão de chuvas seguirá o comportamento climatológico, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.