A chuva retorna a partir de meados desta semana no Sul do Brasil, mas de acordo com os meteorologistas da SOMAR, o acumulado será baixo no oeste e norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no leste, sul e oeste do Paraná.
No Sudeste, a novidade é que depois de três meses sem chuva, a precipitação retorna para boa parte do centro e sul de Minas Gerais nesta semana. A chuva também atinge o Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. “Entretanto, o baixo acumulado previsto para a maior parte das localidades não permitirá o início das atividades agrícolas”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.
No Nordeste, a chuva ganha um pouco mais de força nesta semana sobre a costa leste, mas mesmo assim, o acumulado não passa dos 15mm nas áreas mais atingidas. O interior da Região continua com tempo seco, algo que já dura mais de cinco meses.
Na Região Norte, destaque para a continuidade da chuva forte, com acumulado que varia entre 30mm e 100mm no oeste do Acre, Amazonas e Roraima.
Temperaturas
Segundo a SOMAR, esperam-se tardes mais frias no litoral de São Paulo, leste do Paraná e centro e leste dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por outro lado, o calor será intenso, com máxima de mais de 36°C, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas e Pará.