A maioria dos modelos de previsão climática indica o retorno de condições de La Niña durante a primavera de 2011. Em função dessa tendência, a previsão de consenso para o trimestre OND/2011 indica 75% de probabilidade de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica para o norte da Região Norte. No sul da Região Sul, a previsão é de 75% de probabilidade de ocorrência de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Para a grande área central do Brasil, onde a destreza das previsões de chuva é menor, e para a Região Nordeste, a previsão é de chuvas dentro do padrão climatológico, com igual probabilidade para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). A previsão de temperatura indica valores em torno da normal climatológica na maior parte do Brasil, exceto em parte da Região Sul, onde as incursões de massas de ar frio ainda podem causar acentuado declínio das temperaturas, especialmente no início da primavera.
NORTE: Chuva – acima da normal no extremo norte da Região. Nas demais áreas, a previsão indica comportamento climatológico, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
NORDESTE: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
CENTRO-OESTE: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
SUDESTE: Chuva – em torno da normal climatológica, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – em torno da normal climatológica.
SUL: Chuva – abaixo da normal climatológica no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, a previsão de chuvas seguirá o comportamento climatológico, com igual probabilidade para as três categorias. Temperatura – ligeiramente abaixo da normal climatológica no centro-sul da Região.