Previsão SOMAR – a terça-feira segue com tempo seco em boa parte da Região Sul. Segundo os meteorologistas da SOMAR, apenas na costa do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca hoje. Depois de uma madrugada fria, a temperatura da tarde varia entre 15°C e 20°C no Rio Grande do Sul e no centro e leste de Santa Catarina e Paraná. Apenas no noroeste do Paraná, a sensação será mais agradável, com máxima de 25°C.
Amanhã o tempo permanece seco e ensolarado na Região Sul, inclusive no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Ainda faz frio pela manhã, porém não há previsão de mínimas tão baixas quanto às registradas na terça-feira. Na Serra Geral, espera-se algo em torno dos 2°C. À tarde, a temperatura dispara no Rio Grande do Sul e chega a quase 25°C em algumas cidades. Já no centro e leste de Santa Catarina e do Paraná, a temperatura máxima permanece estável, variando entre 15°C e 20°C.
Na quinta-feira, a chegada de uma nova frente fria muda o tempo no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Segundo previsão da SOMAR, o acumulado pode superar os 40mm no extremo oeste do Estado e as rajadas de vento atingem entre 70km/h e 80km/h ao longo da fronteira com a Argentina e Uruguai. No leste e norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo permanece seco, apenas com aumento da quantidade de nuvens. Ainda faz frio pela manhã, porém observam-se mínimas cada vez mais elevadas em comparação com a terça-feira (madrugada mais fria da semana). No Planalto do Paraná, a mínima será de 3°C. Já durante a tarde, a temperatura sobe em toda a Região, alcançando 25°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná e 22°C no oeste de Santa Catarina.
Na sexta-feira, a frente fria avança e provoca chuva generalizada no Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e no litoral e oeste do Paraná, sendo que no oeste catarinense o acumulado pode chegar a 40mm. De acordo com os modelos de previsão, o padrão de bloqueio persiste entre os dias 18 e 22 de junho, e por isso, provocando chuvas generalizadas em toda a Região Sul, com acumulado acima dos 100mm no centro e norte do Rio Grande do Sul e dos 70mm no centro, norte e leste do Paraná.