Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, apontou as principais dúvidas dos pacientes que fazem tratamento na instituição. A pesquisa foi feita através do projeto “Alô, Enfermeiro“, serviço telefônico 24 horas, voltado aos pacientes acompanhados na unidade. Mensalmente, o serviço recebe cerca de 2,5 mil ligações.
Segundo os dados, 60% das dúvidas estão relacionadas a atividades cotidianas, como cuidados para sair de casa em dias ensolarados, procedimentos após machucar-se em atividades habituais como cortar as unhas, alimentação e até de que maneira ingerir as medicações. Muitos também entram em contato para solucionar problemas relacionados aos efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, como diarréia, febre, queda de cabelo, fadiga, náusea e calor excessivo.
Outro dado revelado pelo levantamento é o perfil de quem utiliza o serviço. Homens respondem por 55% atendimentos. A idade média dos pacientes que procuram o serviço é de 60 anos.
Na maioria dos casos, 57%, são os familiares e cuidadores dos pacientes que ligam para o serviço. Do total de chamadas, 42% são relativas a pacientes com tumores hematológicos e gastrointestinais, 19% de pessoas com cânceres ginecológicos, 13% de portadores de tumores no trato urológico e 10% de pacientes acometidos por tumores na região cabeça e pescoço. Outros tipos de neoplasias somam 16% dos casos.
“O objetivo do ‘Alô, Enfermeiro’ é proporcionar comodidade e segurança aos pacientes, evitando, assim, idas desnecessárias ao hospital”, afirma Daniela Vivas, gerente de enfermagem do Icesp e responsável pelo serviço.
Com o objetivo de garantir a continuidade do seu tratamento, mesmo estando fora do hospital, o Icesp disponibiliza 24 horas por dia, o Serviço ALÔ ENFERMEIRO, que é uma forma de facilitar o seu acesso ao enfermeiro de referência (enfermeiro que presta atendimento no ambulatório onde você é atendido).
Como utilizar?
? No dia da primeira consulta médica no ambulatório, você também será consultado pelo enfermeiro e nesse momento você receberá o número do telefone para entrar em contato;
? Ao ligar, favor ter em mãos o cartão com o número da matrícula no Icesp, um papel e um lápis/caneta para anotar as condutas informadas pelo enfermeiro.
Quando utilizar?
? Em qualquer momento, todos os dias;
? Preferencialmente antes de comparecer ao Atendimento Rápido.
Para quê utilizar?
? Esclarecer dúvidas sobre os medicamentos que está fazendo uso;
? Informar as queixas que está sentindo no domicílio (em casa);
? Esclarecer dúvidas sobre as orientações fornecidas pelos profissionais do hospital;
? Informar com antecedência quando não puder comparecer em consulta, exames e tratamentos agendados;
? Esclarecer dúvidas referentes aos preparos de exames e tratamentos;
? Caso necessite de assistência de nosso Pronto Atendimento.
Quem pode utilizar?
? As orientações são específicas para as suas dúvidas/queixas, ou seja, para responder consultamos o seu prontuário e o seu médico, quando necessário. Dessa forma, esse atendimento é oferecido exclusivamente aos pacientes matriculados no Icesp e os respectivos acompanhantes.
Da Secretaria da Saúde