Prolibras 2011 – Já está disponível a relação dos aprovados nos exames de proficiência no uso e no ensino da língua brasileira de sinais (libras) e de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras). Foram habilitados 964 profissionais, sendo 543 no uso e ensino de libras (270 de nível superior, 273 de nível médio) e 421 em tradução e interpretação (155 de nível superior, 266 de nível médio).
Participaram das provas cerca de 2 mil candidatos, distribuídos em 32 cidades. Entre os estados com maior número de pessoas habilitadas para trabalhar com libras nesta edição, destacam-se São Paulo, com 141, e Rio de Janeiro, com 111.
A certificação será feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), parceira do Ministério da Educação na execução do exame nacional de certificação na língua brasileira de sinais.
De 2006, quando o exame foi criado, a 2009, receberam certificados 5.089 cidadãos. Em 2010, os exames não foram oferecidos. A certificação integra a política de inclusão do ministério. Os profissionais podem trabalhar no ensino da língua brasileira de sinais e como intérpretes da libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos para lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior, em todos os níveis.
Ionice Lorenzoni
Confira a lista dos aprovados por cidade.