A intensa massa de ar polar derrubou ainda mais as temperaturas no Sul do país nesta sexta-feira e mais de 20 cidades registraram temperaturas negativas. Além de fria, a massa de ar é seca e por isso, o dia segue com tempo aberto em toda Região. No entanto, mesmo com a presença do sol, as temperaturas não sobem muito e a máxima prevista para hoje é de 20°C na maior parte dos três Estados.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a madrugada de sábado já não será tão fria. Apenas no sul do Rio Grande do Sul, ainda há previsão de mínima entre 0°C e 2°C, com formação de geadas ao amanhecer. Além disso, no decorrer do dia uma frente fria e áreas de instabilidade causam chuva isolada e com baixo acumulado entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. No Paraná, o tempo permanece seco. A temperatura sobe em toda a Região no decorrer do dia e a máxima chega aos 30°C no norte do Paraná e aos 25°C no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.
No domingo, a frente fria se afasta para o oceano, mas as áreas de instabilidade permanecem ativas sobre a Região Sul. Além disso, estas áreas de instabilidade recebem umidade da Amazônia, algo que favorece o retorno das chuvas fortes para o norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A região mais atingida será o litoral norte gaúcho, com acumulado em torno dos 30mm. “A chuva vem acompanhada por muitas trovoadas e não descartamos rajadas de vento em torno dos 70km/h entre o noroeste gaúcho e o oeste paranaense”, diz a meteorologista Nadiara Pereira. Além disso, mesmo com o retorno da chuva forte, a temperatura sobe e alcança 30°C no norte do Paraná e passa dos 26°C entre o oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira, a chuva ganha ainda mais intensidade sobre o Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 60mm sobre o oeste e noroeste do Estado. Também chove forte em Santa Catarina, com acumulado de 50mm no litoral sul. Na terça-feira, a chuva também atinge boa parte do Paraná, porém os temporais permanecem concentrados entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com acumulado de mais de 60mm.