Na última semana as condições climáticas sobre o Brasil não mudaram muito em relação às semanas anteriores. Segundo a SOMAR Meteorologia, as frentes frias permaneceram “bloqueadas” no Sul do Brasil, onde foram registrados os maiores volumes de chuva da semana. Já em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e parte leste/nordeste de Goiás tiveram mais uma semana seca, o que agravou ainda mais a situação devido à falta de chuva. Isso porque, em alguns municípios já não chove há mais de 20 dias. Com isso, os índices de Água Disponível do Solo estão super baixos nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas.
Segundo os meteorologistas da SOMAR, a previsão é de mais uma semana com as frentes frias atuando sobre o Sul do Brasil, que associadas com águas aquecidas sobre o Oceano Atlântico próximo da costa da Região, favorece a ocorrência de episódios de chuvas mais significativos e concentrados entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e em Goiás persiste a condição de pouca chuva e predomínio de sol, com apenas chuvas isoladas no período da tarde, típicas do verão.
O padrão de Clima Tropical e o forte calor devem persistir pelo menos até o final do mês.
O destaque da previsão para a segunda quinzena de fevereiro é o aumento do volume de chuvas sobre o Nordeste do Brasil, que a partir deste mês entra no seu período chuvoso que se estende até maio. Inclusive para a próxima semana essas chuvas do norte do Nordeste também beneficiam partes do oeste e norte do Estado da Bahia.