A previsão para esta semana é de tempo abafado (mínimas e máximas elevadas) no interior da Região Sul, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, boa parte da Região Norte e Estados do norte do Nordeste. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, os maiores extremos serão observados sobre Porto Velho, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Manaus. No decorrer do sábado, do domingo e da próxima semana, já não há previsão de temperaturas tão elevadas quanto as esperadas para esta semana devido ao avanço de uma frente fria pelo país.
O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa no começo desta semana ao longo do litoral do Sul e Sudeste e no centro e norte do país. Especificamente nesta segunda-feira, a temperatura máxima mais baixa será perceptível ao longo da costa da Região Sul, divisa de São Paulo e Rio de Janeiro e São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal e Goiânia. A partir de amanhã, no entanto, a temperatura máxima mais baixa será mais percebida sobre a Bahia, norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, Tocantins e norte de Goiás. Na costa do Sul e Sudeste, o calor retorna na quinta-feira. Já no centro e norte do país, a temperatura sobe a partir de sexta-feira.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a próxima onda de frio chega ao Brasil a partir da sexta-feira, dia 11 de novembro. Inicialmente, espera-se acentuado declínio da temperatura no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No sábado, o frio também alcança o leste do Paraná e de São Paulo. Na segunda-feira, a temperatura também entra em declínio no centro e sul de Mato Grosso do Sul. E, finalmente, na terça-feira, feriado da Proclamação da República, o frio alcança o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.