A previsão da SOMAR Meteorologia é de uma semana fria no Sul e Sudeste, especialmente nas áreas mais próximas da costa. O frio também será sentido, porém por um período menor, no Distrito Federal e Goiás (terça e quarta-feira), centro e sul da Bahia (entre terça e sexta-feira) e centro e sul de Tocantins (quinta e sexta-feira). Porém, no decorrer do fim de semana, especialmente a partir do domingo (6), o frio diminui consideravelmente em boa parte do país.
A partir de segunda-feira (7) uma nova onda de frio deve avançar pelo país, atingindo num primeiro momento apenas a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas entre terça e quarta-feira, esperam-se temperaturas baixas desde o Rio de Janeiro até a costa do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, o frio dá uma nova trégua, porém na sexta-feira, dia 11 de novembro, espera-se novo tombo da temperatura no Sul. O frio chega à São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no sábado, mas perde força a partir do domingo.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, esta grande variação de temperatura em curto período de tempo já é típico de clima influenciado pelo fenômeno La Nina, que influenciará todo o Verão.
Calor
O calor fica mais restrito nesta semana, sendo intenso apenas sobre a maior parte da Região Norte, norte do Nordeste, Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. No fim de semana, o calor volta a tomar conta do país, porém no decorrer da próxima semana, ele enfraquece consideravelmente sobre partes do Sul e Sudeste.