Estudantes de 16 a 19 anos de idade, que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio público, podem participar da quarta edição do concurso de redação promovido pelo Senado Federal. O tema da redação é O Brasil que a gente quer é a gente quem faz. Um convite à reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
Serão escolhidos os melhores textos em três momentos: na escola, no estado e no país. Os 27 vencedores da etapa estadual, um por cada Unidade Federativa, estarão automaticamente inscritos na etapa nacional, a ser realizada em Brasília, e participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso país.
Conforme o calendário do concurso, as escolas estaduais têm prazo até 30 de setembro para enviar as redações para as secretarias. Depois, a secretaria seleciona os três melhores trabalhos e encaminha para o Senado; o Senado seleciona as 27 melhores redações, uma de cada unidade da Federação.Os 27 classificados receberão um microcomputador portátil, certificado de participação e medalha. A entrega dos prêmios está prevista para o período de 16 a 18 de novembro, em Brasília, quando os vencedores participam de atividades do projeto jovem senador.Assessoria de Comunicação Social
Confira o regulamento do concurso.