Uma nova massa de ar polar avança pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná entre 18 e 22 de julho, com previsão de mínima negativa na fronteira com o Uruguai, em torno de 0°C na Serra de Santa Catarina e em torno dos 3°C no sul do Paraná. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, trata-se da única onda de frio prevista para os próximos 15 dias.
No Sudeste, Centro-Oeste e Bahia, as noites e madrugadas permanecem frias, porém por conta da baixa umidade do ar. Já o calor da tarde predomina no centro e norte do Brasil pelos próximos 15 dias, sendo mais intenso entre os dias 18 e 22 de julho. A máxima passa dos 30°C no oeste de Minas Gerais e em boa parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste neste período. Especificamente entre o Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso, a máxima bate os 36°C.
Região Sudeste segue com manhãs frias
Para quem passou os últimos finais de semana empacotado por conta do frio, poderá aproveitar o tempo ensolarado e quente dos próximos dias, especialmente no centro-norte do país.
No Sudeste, o fim de semana será de grande amplitude térmica (madrugada fria e tarde quente). No Rio de Janeiro, a previsão é de tardes quentes até pelo menos o dia 21 de julho. Entre os dias 22 e 23 de julho, uma frente fria causa chuva e diminuição do calor tarde, porém a partir do dia 24 de julho, o calor retorna à capital fluminense.
Já em São Paulo, o calor prosseguirá até o dia 18 de julho. Posteriormente, entre 19 e 23 de julho, a cidade passará por oscilação na temperatura, com tardes frias e quentes alternadas em curto espaço de tempo, porém, a partir do dia 24 de julho, retorna o calor prolongado à capital paulista.