A Região Sul do país tem registrado mudanças bruscas de temperatura neste mês de agosto. Houve registro de valores negativos e neve na primeira semana e recorde de calor nos últimos dias. Para se ter uma ideia, a máxima não chegou a 12°C em Porto Alegre no dia 2 deste mês e atingiu apenas 2,7°C no dia 5. Já na última terça-feira, dia 16, os termômetros alcançaram 33,1°C, quase 13°C acima da média climatológica, que é de 20,4°C. Desde o dia 13 de março deste ano a Capital gaúcha não registrava um valor tão alto; na época, a máxima foi de 33,5°C.
Em Florianópolis e Curitiba, a situação não foi diferente. No dia 5 de agosto, a mínima chegou a 4,8°C na Capital catarinense, 10°C abaixo da média climatológica. Já no último dia 13, a máxima foi de 33,5°C, o maior valor deste ano, e olha que estamos em pleno inverno. Na Capital paranaense, os extremos de temperaturas ocorreram no dia 5 com mínima de 1°C e no dia 8 com máxima de 28,5°C. Isso sem contar com as cidades de serra, com temperaturas chegando a 8°C negativos em Urupema no começo do mês.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, uma nova onda de frio chega a Região Sul a partir de hoje e pode nevar nos próximos dias. Nesta quinta-feira, a máxima fica entre 17°C e 22°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. Apenas no norte paranaense o calor ainda será intenso hoje. Além do frio, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em praticamente todas as localidades dos três Estados. Destaque para o extremo oeste do Paraná onde, entre hoje e amanhã, chove quase 80mm (mais de 70% da média de agosto).
Amanhã, a previsão ainda é de chuva em toda a Região Sul, sendo constante no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná, e alternada com períodos de sol entre nuvens no norte do Paraná. Além disso, os ventos passam a soprar do quadrante sul e a sensação térmica será de frio em todo o Rio Grande do Sul, com máxima de apenas 13°C em Uruguaiana. Já em Santa Catarina, apesar da chuva, a sensação térmica será agradável, com máxima entre 20°C e 25°C.
No sábado, ainda chove fraco entre o Paraná e o norte do Rio Grande do Sul. Na Serra Gaúcha pode nevar pela manhã por conta da combinação de frio e umidade elevada. Já na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a temperatura mínima deve ficar entre 0°C e 2°C e o tempo aberto favorece a formação de geadas. À tarde, o frio será intenso em toda a Região Sul, com máxima que não chega aos 10°C em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e aos 13°C no sudoeste do Paraná.
No domingo, o frio aumenta ainda mais e há previsão de mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. A temperatura máxima não chega aos 10°C em toda a Região Sul, inclusive no centro e norte do Paraná. Além do frio, a chuva ainda atinge o extremo norte de Santa Catarina e o centro, leste e norte do Paraná, porém o acumulado já será mais baixo, oscilando em torno dos 30mm no leste paranaense.