Um alto grau de exigência pessoal e profissional do jovem pode pesar negativamente na hora de se conseguir uma vaga de trainee ou estagiário. Somos criados ouvindo que precisamos estar sempre nos primeiros lugares para vencer na vida, e que ser melhor do que os outros é questão de sobrevivência. Essa pressão faz com que os jovens tenham pavor de errar, demonstrar algum comportamento inapropriado ou desconhecimento técnico.
Segundo o Coach Guilherme Rego é aí que começam as chances de tudo dar errado. Para evitar essa situação, há algumas dicas que devem ser consideradas: a primeira dica do Coach para quem se candidatou a um processo de trainee, ou estágio, é estar sempre atento ao comprometimento. “E não confunda recordistas de horas extras e um funcionário comprometido. Este último entrega o que promete, no prazo que promete e com qualidade satisfatória.” Guilherme cita ainda que é comum que este funcionário ultrapasse as expectativas e aja sempre como se fosse o dono da empresa.
Outro aspecto importante é a escolha da empresa. Esta deve ter uma cultura que esteja alinhada com os valores de cada indivíduo. O tipo de negócio, tamanho da organização, práticas comerciais, histórico no mercado, e segmento em que atua são alguns outros itens que precisam ser analisados cuidadosamente, aponta Guilherme Rego. “Um grande contingente de jovens encontra dificuldades nesse item, que está entre os mais observados na hora da contratação”, conta o Coach.
Entender e quantificar os resultados que você proporciona a empresa com seu trabalho é outra grande qualidade. A ideia é tentar sempre melhorar esses resultados. Seja percebido como um profissional em busca de constante evolução. Isso não deve significar exigir da empresa que pague cursos e MBAs, ressalta o coach. “Busque a excelência. Sempre. Os jovens que brilham rapidamente em suas carreiras, invariavelmente agem dessa forma”, explica.
Ainda de acordo com Guilherme Rego, é imprescindível saber lidar com pessoas. “E as pessoas são diferentes. Aquelas que sabem realmente ser empáticas possuem maiores chances de sucesso”. E é importante frisar que isso não quer dizer agradar e dizer sim a todos, explica Guilherme. Saber dizer não e ser duro quando necessário, são características importantes.
E por último, mas não menos importante, fica a dica do Coach para todos os candidatos: seja corajoso. “Tenha seus métodos de análise, não seja inconseqüente ou irresponsável. Mas não se esconda! Assuma erros ao errar, divida os reconhecimentos ao acertar, mas tome riscos, seja espontâneo, confie nas suas convicções e, vez por outra, até em suas intuições” finaliza.
Sobre o Coach
Guilherme Rego é Executive, Personal & Team Coach formado pelo I.C.I. (Integrated Coaching Institute), credenciado pelo I.C.F. (International Coaching Federation), proprietário da Elevartis e diretor de marketing da ONG CEO do Futuro.
Executivo com mais de 20 anos de experiência, ocupou posições gerenciais de diretoria e presidência em multinacionais das áreas de serviço, tecnologia e telecomunicações. Atuou em empresas como Vivo, Mercedes Benz, Lucent, IBM, Bradesco e Telecon Italia entre outras.