O padrão de distribuição de chuva não muda até a próxima terça-feira (20) e as precipitações mais intensas concentram-se sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Segundo previsão da SOMAR, o acumulado pode passar de 150mm nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
Por outro lado, nas Regiões Sul e Nordeste e em parte dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará (norte do Estado) e Amapá (sul do Estado), não há previsão de chuva significativa até o início da semana que vem. “Isto não significa que a Região Sul passará por um período sem os temporais associados ao ciclone. O sistema permanecerá próximo da costa até o domingo, mantendo o potencial para vendavais e granizo, sobretudo nas áreas mais próximas da costa dos três Estados”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.
Temperaturas
As madrugadas permanecem frias no Sul, porém a sensação será de abafamento na maior parte do Brasil nos próximos dias. Já a temperatura máxima deve ficar mais baixa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal pelo excesso de chuva.
Por outro lado, o calor predomina no norte da Região Nordeste, em boa parte da Região Norte, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e no interior dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.