De acordo com os meteorologistas da SOMAR, uma frente fria traz chuva forte, porém com curta duração, intensas rajadas de vento e muitas trovoadas ao Sul do Brasil nesta terça-feira. Nas últimas horas já foi registrado granizo na Argentina, algo que também pode acontecer no Rio Grande do Sul nas próximas horas. No decorrer do dia as rajadas de vento alcançam 90km/h sobre o centro do Estado e região da Lagoa dos Patos. Além do Rio Grande do Sul, as chuvas também atingem Santa Catarina e o leste e oeste do Paraná. Por conta das chuvas, a temperatura despenca no Estado gaúcho e a máxima não passa dos 20°C em boa parte das cidades. No oeste de Santa Catarina, a máxima alcança 25°C e no noroeste do Paraná, a máxima passa dos 26°C.
Amanhã a frente fria se afasta para o oceano, mas áreas de instabilidade mantêm a chuva com baixo acumulado sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste, sul e oeste do Paraná. Além disso, no Rio Grande do Sul, a entrada de uma nova massa de ar frio causa declínio da temperatura mínima, com valor em torno dos 5°C nas cidades mais frias. À tarde, também faz frio entre o Rio Grande do Sul e o centro e leste de Santa Catarina, com máxima que não chega aos 20°C. No Paraná, ainda faz calor, com máxima de mais de 26°C no noroeste do Estado.
Na quinta-feira, as áreas de instabilidade recebem a umidade da Amazônia e por isso, volta a chover forte sobre o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com acumulado que chega a até 40mm em algumas localidades. Por outro lado, no Paraná e no norte e oeste de Santa Catarina, não há previsão de chuva nesta quinta-feira. No Rio Grande do Sul, além da chuva com elevado acumulado, volta a ventar forte, com rajadas em torno dos 70km/h a partir da tarde. Com o afastamento da massa de ar polar, a madrugada já não será tão fria no Rio Grande do Sul e a temperatura da tarde também volta a subir, com máxima de mais de 26°C no noroeste do Paraná e em torno dos 25°C no centro do Rio Grande do Sul e no oeste e litoral de Santa Catarina.