A Fundação Padre Anchieta – TV Cultura abre inscrições, a partir desta quinta-feira (22/9), para o concurso ANIMACULTURA, que tem por objetivo estimular o crescimento e a dinamização da indústria brasileira de conteúdos culturais, através do incentivo ao desenvolvimento e à produção de projetos transmídia, com foco em séries de animação.
O programa tem apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – ABPITV, Brazilian TV Producers – BTVP, Consulado do Canadá e Embaixada da França, com o acompanhamento e regulação da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, no âmbito dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional – FUNCINE.
O ANIMACULTURA contempla todo o processo de criação, desenvolvimento, produção, teledifusão e comercialização da série e conteúdos transmídia, e por isso foi dividido em três etapas.
Na primeira etapa serão selecionados de 5 a 10 projetos, que receberão R$ 135 mil para desenvolvimento da coprodução, desenvolvimento do projeto completo transmídia e produção do episódio piloto da série. Ao final desta etapa, os projetos participam de nova seleção para a segunda etapa.
Quem já possuir projeto transmídia, episódio piloto produzido e propostas de co-produção para série, poderá se inscrever diretamente para a segunda etapa. Esta fase destina-se à produção de séries, de 13, 26, 39 ou 52 episódios. Após produzidos, os projetos participarão da terceira etapa.
Projetos transmídia com séries prontas concorrem à terceira etapa do concurso. Nessa etapa, de pós-produção, teledifusão e comercialização, os projetos recebem recursos para produção do conteúdo transmídia e exploração comercial do projeto.
Para segunda e terceira etapa do edital não existe um orçamento pré-determinado para cada projeto selecionado, já que o orçamento de cada projeto inscrito é específico de acordo com o conteúdo transmídia planejado. Para efeito de análise e seleção, serão considerados os aspectos artísticos de cada proposta em relação ao plano orçamentário para as determinadas etapas.
As inscrições para as três etapas serão abertas simultaneamente e devem ser realizadas pelo autor do projeto (pessoa física), que indicará uma produtora responsável ao longo do processo de seleção do concurso. Para se inscrever, basta acessar a plataforma LUM (www.lumlab.com.br), e preencher o formulário online entre os dias 22 de setembro e 24 de outubro de 2011. Todas as séries produzidas serão exibidas pela TV Cultura.
A plataforma LUM foi criada com o propósito estimular o desenvolvimento de projetos transmídia. Em um projeto transmídia, a criação do universo e seus elementos vem antes da escolha da mídia. O LUM funciona como uma rede social, onde os usuários podem cadastrar seus projetos e autorizar a interação de co-autores, co-produtores e investidores, além de participar de editais e concursos. O preenchimento do formulário é de fácil entendimento e conta com a ajuda de vídeos explicativos. Assim, o LUM se torna uma grande vitrine de idéias e aproxima criadores, produtores e investidores do Brasil e do Mundo.