De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a previsão para os próximos 15 dias é de madrugadas frias no Sul e algumas áreas do Sudeste e da Bahia. Já em Mato Grosso do Sul, o frio da madrugada será mais sentido nesta semana e entre os dias 6 e 10 de outubro. Destaca-se o sul do Rio Grande do Sul, que deverá registrar mínima de 4°C no final da próxima semana.
Nesta semana, a previsão indica que as tardes também serão frias na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além dessa semana, nos primeiros dez dias de outubro, a previsão de chuva intensa e a falta de insolação farão com que a temperatura máxima caia em toda a Região Sul.
Calor
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, estamos diante de uma rara semana com temperatura máxima em elevação por um período prolongado em boa parte do Brasil, inclusive parte da Região Sul. A máxima passa dos 35°C em boa parte do Norte e Centro-Oeste, Maranhão, Piauí, Triângulo Mineiro e noroeste de São Paulo, dos 33°C no noroeste do Paraná e dos 30°C no oeste do Rio Grande do Sul.
A partir de outubro, no entanto, a tendência é de diminuição do calor no Sul, oeste de Mato Grosso, boa parte de Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Nas demais áreas, o calor prossegue, sendo que no Nordeste, o calor será extremo.