No Brasil, a baixa umidade que nos últimos dias tem afetado a população vai piorar ainda mais. A massa de ar seco que predomina em boa parte do país vai permitir que a umidade relativa do ar caia, acentuadamente no Centro-Oeste e no Sudeste, nos próximos dias.
De acordo com a SOMAR Meteorologia, os próximos dias serão secos e prejudiciais para a população. A umidade do ar fica entre 20% a 30% até domingo em São Paulo, e na segunda-feira (5) cai abaixo dos 20% (estado de alerta). Em Brasília a umidade fica entre 12% a 20% até o sábado, e abaixo de 15% até meados da semana que vem.
A baixa umidade pode agravar problemas quando ela permanece muito abaixo do recomendado, 60% é o ideal, o que agrava problemas respiratórios e cardíacos, o que traz malefícios à saúde do nariz, olhos e garganta secos. Nas grande cidades, a secura é piorada pela poluição e pode causar renite, asma, bronquite. E nessa época do ano, as principais doenças que afetam a população são alergias, viroses e gripes. Sem medidas preventivas, algumas pessoas podem sofrer com dificuldade para respirar, ressecamento no nariz, irritação nos olhos entre outros sintomas.
E nesses casos deve se tomar algumas providências importantes:
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, recipientes com água, toalha molhada. Permanecer em locais protegidos de sol e consumir bastante água.