Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Confúcio abriram inscrições para o curso de mandarim em nível básico, intermediário e avançado.
As aulas de língua chinesa serão oferecidas a partir do dia 26 de fevereiro na sede do Instituto Confúcio – na Unesp em São Paulo – e a partir do dia 14 de março na Faculdade de Filosofia e Ciências (FCC), no campus da Unesp em Marília (SP).
Segundo a Unesp, as aulas darão ênfase à conversação e à escrita em ideogramas. No nível básico, o aluno estudará formas de apresentação pessoal e noções de direção para se orientar em aeroportos, hotéis e táxi.
No nível intermediário, com uma melhor qualidade na leitura, o vocabulário se torna mais vasto. E, no nível avançado, o foco estará na fluência e na capacidade de expressar e entender assuntos como atualidades, cultura, política, filosofia.
O curso é constituído por seis módulos (sendo dois por nível), com material didático aprovado pelo Ministério da Educação da China. A supervisão pedagógica é realizada pela Universidade de Hubei, de Xangai, parceira da Unesp no projeto.
Todos os professores serão chineses, selecionados e aprovados pela matriz do Instituto Confúcio na China, de acordo com as normas do Escritório Internacional para Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira do ministério da Educação da China (Hanban).
No instituto, os alunos podem utilizar o laboratório de línguas e plantão de dúvidas, com agendamento individual, sala de leitura com variado acervo de livros, revistas, DVDs e material multimídia para consulta.
O Instituto Confúcio também oferece cursos em português sobre a história da arte da China e sobre o ambiente de negócios, para empresas interessadas em conhecer o ambiente cultural, legal, político, econômico e tributário para realização de negócios no gigante asiático.
Mais informações: www.unesp.br