Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:
OBESIDADE E QUALIDADE DE VIDA
O Grupo de Estudos da Obesidade (GEO) da UNIFESP – Campus Baixada Santista está recrutando voluntários, homens e mulheres, moradores de Santos e região, com idade entre 30 e 50 anos e que tenham o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 40 kg/m2 para participarem de um programa gratuito de mudanças no estilo de vida, com orientações clínicas, nutricionais, psicológicas e programa de exercício físico.
A intervenção terá duração de 1 ano, com início em janeiro de 2012 e término em novembro de 2012. Os voluntários devem ter disponibilidade no período da noite 3 vezes na semana. Para dar início às atividades, o voluntário deverá apresentar um atestado médico e um eletrocardiograma de esforço.
Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 9133-0143, no período de 03/10/11 a 11/11/11, de 2ª a 6° feira das 09h às 12h e das 14h às 16H30 h.
As vagas são limitadas e o grupo não se responsabiliza pelas despesas de transporte e alimentação.
PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA COM PÉ CHATO (PÉ PLANO)
O Campus Baixada Santista da Unifesp esta recrutando voluntários para participar de uma pesquisa sobre prevenção de lesão nas pernas.
Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 18 e 30 anos, que sejam praticantes regulares de atividade física. Após a seleção, serão realizadas avaliações físicas nas pernas para identificar os voluntários com pé chato, que serão submetidos a sessões com exercícios para prevenir lesões que poderão prejudicar suas atividades diárias. São oferecidas 100 vagas.
Os interessados podem entrar em contato no telefone (13) 8811-7905 ou no endereço eletrônico [email protected].
Sobre a Unifesp
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.