A partir de 1º de agosto, os interessados já podem consultar o edital do programa e checar a documentação necessária para a inscrição. As normas para o procedimento de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Unifesp 2012 já estão disponíveis para consulta pelo site http://vestibular.unifesp.br , e as inscrições têm início em 1º de agosto de 2011.
A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a segunda sob organização e aplicação da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP. Os cursos oferecidos para o programa são: Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e Engenharia Química no Campus Diadema; e Bacharelado em Ciências Biológicas (Modalidade Médica), Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina no Campus São Paulo.
O benefício da isenção se dará ao candidato que preencher os seguintes requisitos: ter realizado inscrição em 2011 para o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, e concordar que a nota da parte objetiva seja levada em conta para a seleção nos referidos cursos; ter concluído o Ensino Médio até o final de 2011 em instituição pública ou particular (com concessão de bolsa de estudo integral); não estar cursando ou ter concluído curso superior; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico, ou ter renda familiar mensal igual ou inferior a R$545.
Inscrição
O período de inscrição tem início às 16 horas do dia 1o. de agosto de 2011, com término às 16 horas de 25 de agosto de 2011. O requerimento de isenção deve ser acessado, exclusivamente, no endereço http://vestibular.unifesp.br.
O resultado do pedido de isenção será divulgado oficialmente pela Comissão Permanente do Vestibular – COPEVE, às 16 horas do dia 16 de setembro de 2011, pelo site http://vestibular.unifesp.br.
O período de efetivação da inscrição no vestibular Unifesp para os candidatos contemplados acontecerá no período de 19 de setembro a 28 de outubro de 2011.
Sobre a Unifesp
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.