A Volkswagen do Brasil está presente na Agrishow 2011, que acontece entre os dias 2 e 6 de maio, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro – Leste, em Ribeirão Preto (SP). A pick-up Amarok é uma das atrações do evento, e será apresentada nas três versões: básica, Trendline e Highline. Serão dois estandes da montadora, sendo um preparado para atender clientes e outro específico para o test-drive da Amarok, com pista de obstáculos para o cliente testar a performance da pick-up em situações off road. A marca apresentará também outros modelos no evento, como o Novo Jetta a Saveiro Cross, Tiguan e o Jetta Variant.
A Agrishow é especializada em tecnologia agrícola e considerada a segunda maior feira do mundo e a maior da América Latina. Em 2010 foram R$ 1,5 bilhões em negócios realizados durante a feira que terá em 2011 mais de 145 mil profissionais do setor e 765 expositores nacionais e internacionais.
Nova versão da pick-up Amarok
Com a chegada de mais duas novas opções, a Amarok passa a contar com quatro versões. A versão básica é equipada com o motor 2.0 TDI Turbo diesel de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de injeção Common Rail de alta performance, o mesmo propulsor da versão Highline (a opção topo de linha da pick-up), porém com um único turbo compressor, capaz de atingir potência máxima de 122 cv a 3.750 rpm. O torque máximo é de 34,7 kgfm a 1.750 rpm. Essa motorização traz o conceito de “downsizing”, com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Trata-se de um propulsor moderno, econômico e com baixo índice de emissões. A nova versão da Amarok Cabine Dupla tem preço público sugerido de R$ 88.990 com tração 4×2 traseira e de R$ 92.990 para a opção com tração 4×4.
A Amarok básica, tanto na versão 4×2 como na 4×4, traz de série ABS para off-road, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), proporcionando maior eficiência de frenagem. Outros itens de segurança oferecidos de série na Amarok básica são Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL) – que aciona o freio da roda que ficou sem tração em baixa velocidade, evitando que a pick-up patine –, além do Sistema de Controle de Tração (TCS), Sistema de Assistência à Frenagem (BAS), Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem (EBD) e Controle Eletrônico de Frenagem (EBC).
A Amarok básica também traz de série ar-condicionado Climatic, direção hidráulica, protetor do cárter, rádio CD/MP3 Single DIN com entradas SD-card e USB e com Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters, ajuste de altura para o banco do motorista, transmissão manual de 6 velocidades, para-choque dianteiro na cor da pick-up e traseiro preto, entre outros.
Trendline e Highline
A linha Amarok também conta com as versões superiores Trendline (R$ 102.990) e Highline (R$ 119.490). Ambas são equipadas com o motor diesel TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv (a 4.000 rpm), dotado de sistema de injeção Common Rail de alta performance e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,8 kgfm a apenas 1.750 rpm. Essa motorização também traz o conceito de “downsizing”, com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque.
A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e é conjugada, de série, a uma transmissão manual de seis velocidades.
As versões Trendline e Highline da Amarok trazem de série a tração 4×4 selecionável com reduzida (4Motion) com os sistemas auxiliares de Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL) e o Sistema de Controle de Tração (TCS).
São também de série nessas duas versões os airbags para motorista e passageiro, piloto automático e computador de bordo, travamento central com controle remoto, vidros com acionamento elétrico, alarme keyless e imobilizador, entre outros itens.
As maiores dimensões da categoria: maior cabine e a caçamba mais larga
A pick-up também traz as maiores medidas em seu segmento tanto nas dimensões do habitáculo quanto na caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.
Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a estas medidas de referência, a menor altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e a capacidade para levar entre 1.018 kg (Highline) e 1.044 kg (Trendline), é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança. A Amarok pode tracionar reboques com até 2.400 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%.
Segurança: novos padrões para o segmento
A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros.
A Amarok apresenta de série em todas as versões comercializadas e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que aperfeiçoa a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) em velocidade até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.
Sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Sistema de Controle de Tração) e EDL/EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up.
Sistema eletrônico exclusivo no segmento
O ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade é um sistema inédito entre as picapes médias do mercado brasileiro. A Amarok oferece como opcional o sistema de controle que evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. Ao detectar que o veículo saiu da trajetória determinada pelo volante, o motor é desacelerado e os freios são acionados individualmente para trazer o veículo para a direção desejada. Esse dispositivo garante uma elevada segurança ativa.
Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).
O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h.
O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.
SERVIÇO
Agrishow 2011
Data: 2 a 6 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste – Ribeirão Preto – SP