O programa Melhor em Casa já conta com 268 equipes habilitadas para prestar atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só na semana passada foram habilitadas 25 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e 12 Equipes Multiprofissionais de Apoio (Emap). O programa já está presente em 14 estados beneficiando a população de 43 municípios. As equipes podem fazer visitas durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, se preciso, atuar em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.
O programa mantém equipes multidisciplinares que prestam atendimento na casa do paciente, custeadas pelo SUS. “O programa veio qualificar o atendimento domiciliar que já existia em alguns locais, além de expandir para localidades que contavam com equipes de atenção domiciliar e se tornou uma das prioridades do governo federal”, destaca o coordenador do Melhor em Casa, Aristides Oliveira.
As equipes são formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social, mas também são integradas por profissionais de outras áreas, quando preciso. Cada equipe pode atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Até 2014, as equipes vão atuar em todas as regiões do País.
www.saude.gov.br
Disque Saúde 136