O novo Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) estará aberto no feriado da Independência para aqueles que quiserem aproveitar a ocasião e praticar um ato de solidariedade.
O sangue e derivados coletados são utilizados em transfusões feitas em pacientes internados no Complexo Hospitalar, que conta com os Hospitais São Joaquim, São José e Santo Antônio. Anualmente, cerca de 30 mil pessoas doam sangue na Instituição e outras 50 mil são beneficiadas.
As doações devem ser feitas nas novas instalações do Banco de Sangue, inaugurado na segunda quinzena de agosto. Com investimento de cerca de R$ 8 milhões, o serviço foi construído em área de 1.352 m², o local será destinado especialmente à coleta e ao processamento do sangue e dos seus componentes.
“Apostamos em tecnologia para uma triagem e coleta mais eficientes e seguras com testes informatizados que emitem o resultado logo após o procedimento”, explica Roberto Buessio, gerente técnico do Serviço de Hemoterapia da Beneficência Portuguesa de São Paulo. A pré-triagem faz parte das medidas de proteção ao doador, já que possibilita o diagnóstico precoce de doenças e evita que o candidato à doação seja exposto a situações de risco para sua saúde.
As novas instalações do Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa de São Paulo cumprem todas as exigências das legislações vigentes para captação, coleta, análise, armazenamento e transfusão de sangue. O prédio oferece o que há de mais moderno para o bem-estar dos doadores, acompanhantes e colaboradores. A recepção está equipada com poltronas confortáveis, ar-condicionado, monitores de TV, banheiros e fraldário.
O espaço conta com elevadores, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e estacionamento gratuito. O Banco de Sangue também ganha uma lanchonete com mesas e cadeiras para utilização dos doadores.
Toda pessoa saudável com idade entre 16 completos e 68 anos incompletos, com mais de 50 quilos pode ser doadora. Está impedido de fazer a doação quem teve hepatite após os 10 anos de idade, usuário de drogas ou portador de hepatite B, hepatite C ou Aids. Para doar sangue a pessoa deve ficar sem ingerir bebida alcoólica no período de 24 horas. A Beneficência Portuguesa de São Paulo lembra, ainda, que o doador deve apresentar, no ato da doação, um documento oficial de identidade com foto.
Calendário: Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa de São Paulo – Feriado de 7 de setembro
Data Horário
07/09– sexta-feira 8h às 16h
08/09 – sábado 7h às 14h
09/09 – domingo Não haverá expediente
Serviço: Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa de São Paulo
Endereço: Rua Maestro Cardim, 1041 – Bela Vista – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3505-4800
Não é necessário agendamento
Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.