Um sistema de baixa pressão atmosférica atua em grande parte do Rio Grande do Sul gerando pancadas de chuva, que podem vir de forma intensa durante o fim de semana. De acordo com os meteorologistas da Somar, os maiores acumulados serão registrados no extremo sul do Estado gaúcho, onde o volume pode atingir os 100mm nos próximos 5 dias.
E por falar em chuva, as pancadas ficam mais concentradas no oeste brasileiro, isso devido a atuação de um sistema conhecido como Alta da Bolívia, que no momento se desloca para o norte. As chuvas atingem principalmente a faixa que vai do sul de Mato Grosso do Sul até o noroeste do Amazonas, com destaque para a região de fronteira com o Acre, onde há a previsão de temporais com acumulados de até 200mm em cinco dias.
Já na faixa que vai do litoral paulista até o norte do Piauí, o sol e o calor predominam, com temperaturas que podem chegar aos 32°C no Vale do Ribeira, em São Paulo e aos 36°C no norte do Piauí. “Essa condição meteorológica se deve a um bloqueio atmosférico que impede a passagem de sistemas organizados”, explica o meteorologista César Soares. Além disso, a população deve tomar cuidado porque os índices de radiação ultravioleta (IUV) vão ficar bem elevados neste fim de semana, especialmente entre os litorais paulista e fluminense.
Pancadas de chuva ocorrem de forma rápida e sem grandes acumulados em grande parte do litoral nordestino durante o fim de semana. Apesar dos volumes não serem elevados, há o risco de temporais.