Aos poucos o calor extremo de mais de 40°C chega ao fim por conta do retorno das grandes chuvas para a região central do Brasil. Segundo previsão da Somar, até o dia 28 de setembro esperam-se máxima de mais de 35°C apenas no centro e norte de Mato Grosso, oeste do Maranhão e em boa parte da Região Norte.
Vale lembrar que nesta sexta-feira, dia 14, a máxima passa dos 35°C na maior parte do Norte e Centro-Oeste, no Piauí, Maranhão, oeste da Bahia, oeste de Minas Gerais e noroeste de São Paulo. Portanto, a área de calor extremo diminui consideravelmente até o fim do mês.
Neste fim de semana ainda faz calor no Sul do Brasil, mas segundo previsão da Somar, a temperatura entra em declínio em parte da Região a partir do dia 17 de setembro. Neste dia, a máxima não passa dos 25°C no Rio Grande do Sul. Até 20 de setembro, a máxima fica mais baixa apenas entre o Estado gaúcho e o sul catarinense, já entre os dias 21 e 24 de setembro, o declínio da temperatura máxima também avança na direção da costa do Sudeste e do Paraná.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, entre 25 e 28 de setembro a temperatura máxima também cai no interior do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Sergipe. “Quando as primeiras grandes chuvas de primavera aparecem, o calor extremo chega ao fim. As temperaturas permanecerão elevadas no Brasil nos próximos meses, porém já não veremos extremos de mais de 40°C com a mesma frequência atual”, afirma o meteorologista.