Incentivar as mães brasileiras para que amamentem, de forma exclusiva, até o sexto mês de vida do bebê, com extensão do aleitamento materno até os dois anos ou mais, é o objetivo da Campanha Nacional de Amamentação 2012. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria e integra a 21ª Semana Mundial de Amamentação, que vai até 7 de agosto.
Nesta edição, haverá distribuição de cartazes e folhetos aos municípios de todo o País, com a imagem da cantora Wanessa, madrinha da campanha, amamentando seu primeiro filho. Os materiais trazem orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os benefícios da prática. Também foram produzidas peças para internet, televisão e rádio.
A Semana Mundial de Amamentação é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba – sigla em inglês) e ocorre em cerca de 150 países. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil.
Pré-natal – No lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou investimento de R$ 45 milhões na qualificação do pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliação e qualificação da assistência prestada às gestantes e aos bebês no SUS. De acordo com dados do ministério, com a rede já foi possível avançar no acesso às consultas. No ano passado, mais de 1,7 milhão de mulheres fizeram, no mínimo, sete pré-natais.
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Disque Saúde 136