A campanha de doação de leite materno 2012 foi lançada na última quinta-feira (4) e tem o objetivo e sensibilizar e mobilizar as mulheres de todo o País. Toda mulher que amamenta está convidada a doar leite materno para que os bancos de leite humano consigam atender a demanda de recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados. Esses bancos são uma das principais iniciativas do governo federal para redução da mortalidade infantil.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África.
A campanha deste ano tem como slogan “Doar leite materno é multiplicar vida com esperança: é somar saúde com solidariedade; é dividir o alimento mais completo que existe; é diminuir a mortalidade infantil; é igual ao amor – quanto mais a gente doa, mais a gente tem”. Para esta campanha foram produzidos 70.370 cartazes e 1.634.300 folders, que foram enviados para todos os bancos de leite humano do País.
A madrinha da campanha é a atriz e apresentadora Maria Paula, que doou leite enquanto amamentava o filho Felipe, que hoje tem quatro anos. A RBLH convidou uma das cinco crianças que na época recebeu o leite doado por Maria Paula. A convidada é a pequena Júlia Victória, que nasceu prematura e, hoje, é uma criança saudável graças ao leite materno.
Mais informações: