Neste fim de semana pode ser registrada uma das maiores marés do ano. O fenômeno pode acontecer por causa de dois fatores que influenciam diretamente o movimento dos oceanos: a lua cheia e a chegada da nova estação. O mar fica agitado nos próximos dias na costa da região Sul e do Rio de Janeiro, é a maré de equinócio.
Quando a Lua é cheia ou nova, sua atração gravitacional em relação a Terra é maior e isso provoca mudanças nas marés. A transição entre o inverno e a primavera também contribuem para a agitação marítima e além dessas condições, a formação de um ciclone extratropical em alto mar potencializa o risco de ressacas. Portanto, quem programou ir à praia neste fim de semana, é melhor repensar os planos, as temperaturas máximas não passam de 20°C no litoral paulista e fluminense e as ondas atingem até os 2,5 metros de altura na costa do Sul e Sudeste.
Além disso, em alto mar as ondas podem atingir até 8 metros na altura do Rio Grande do Sul. A capitania dos portos do Estado pede cuidado aos pescadores de pequenas embarcações. De acordo com as simulações do CPETEC, há cerca de 1.000km do litoral gaúcho serão observadas as maiores ondas da costa brasileira neste fim de semana.
De acordo com os meteorologistas da Somar, a chuva se afasta, mas o tempo fica nublado e frio nas praias que vão desde o Rio Grande do Sul ao Espírito Santo. O risco de ressacas é grande, o que pode provocar transtornos e prejuízos para as orlas das cidades litorâneas do Centro-Sul do país.