Depois de um mês de agosto com as frentes frias presas no Sul do Brasil e tempo muito seco e quente no interior do país – por conta do comportamento do Oceano Pacífico Sul, conhecido como bloqueio atmosférico, e este ano fortalecido pelo fenômeno El Niño – as condições começam a mudar com a proximidade da Primavera, que tem início no próximo sábado, dia 22.
A partir de agora, o foco das notícias começa a ser outro: ao invés de tempo seco, baixos índices de umidade relativa do ar e queimadas, a população vai enfrentar problemas relacionados com as chuvas, como alagamentos e deslizamentos.
Desde sábado chove no Rio Grande do Sul e de ontem para hoje os temporais se intensificaram. A partir de amanhã, as chuvas avançam para outros Estados, anunciando a chegada da Primavera. Segundo previsão da Somar Meteorologia, nesta quarta-feira chove no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, inclusive com risco de alagamentos em algumas cidades.
Na quinta-feira, a chuva forte passa a atingir boa parte dos Estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além do noroeste do Paraná e sul de Goiás, com risco de alagamentos em Campo Grande. Na sexta-feira, a frente fria estaciona sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, causando chuva generalizada nas duas Regiões.