Segundo previsão da Somar, nuvens carregadas causam temporais com potencial para alagamentos em todo o centro, sul, oeste e leste do Rio Grande do Sul, além do extremo sul de Santa Catarina nesta segunda-feira. As chuvas mais intensas atingem preferencialmente o sul do Estado gaúcho, porém também há risco de alagamentos em Porto Alegre hoje.
Amanhã deve ser o pior dia dos temporais no Estado gaúcho. De acordo com os meteorologistas da Somar esperam-se acumulados próximos dos 100mm em vários municípios do centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, aumentando potencial para inundações.
Chuva forte começa a se espalhar pelo Brasil a partir de quarta-feira
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a partir da quarta-feira começa o período das águas no Sudeste e no Centro-Oeste. Uma frente fria bem organizada causa chuva intensa e generalizada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os meteorologistas alertam para o risco de alagamentos em Campo Grande, Florianópolis e Porto Alegre.
Na quinta-feira a chuva forte passa a atingir boa parte dos Estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além do noroeste do Paraná e sul de Goiás. Entre as Capitais, o risco de chuva forte é maior em Campo Grande.